Se você possui um negócio, seus produtos e serviços provavelmente contam com uma marca e é por meio dela que sua empresa se diferencia no mercado e é ela a responsável pela associação que o consumidor faz com as características do seu produto/serviço.

“Uma marca registrada (símbolos ®) é qualquer nome ou símbolo utilizado para identificar uma empresa, um produto (bem de consumo), serviço ou comércio. As marcas registradas são um tipo de propriedade intelectual e sua efetividade depende do registro de exclusividade concedido por autoridades governamentais competentes, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

De modo geral, as marcas registradas são representadas por logotipos, palavras; quando usados separadamente ou de forma combinada, slogan ou palavras ligadas à atividade são impedidos ou geram limitação no uso da marca.

No Brasil, o instituto da Marca registrada é regulamentado pelo artigo 123, e seguintes, da Lei nº 9.279/96, a qual trata especificamente de marcas, patentes e desenhos industriais, além dos crimes cometidos contra as marcas e patentes, a exemplo da concorrência desleal.”

Hoje é um risco muito grande constituir uma empresa e não se resguardar com o devido registro da marca. Até mesmo porque é por meio dela que sua empresa é conhecida, se diferencia no mercado, a sua carteira de clientes e sua confiabilidade perante seus clientes é reconhecida. A simples ação de registrar a marca junto ao INPI ajuda a empresa a proteger um dos bens imateriais mais valiosos de seu negócio, lhe dá direito exclusivo sobre a marca e ainda impede que outras pessoas comercializem produtos ou serviços iguais ou semelhantes aos seus, a ponto de causar confusão entre os seus clientes.

 O registro de marca ainda traz as seguintes vantagens:

O registro de marca, hoje em dia, tem valores variáveis, dependendo do tamanho da sua empresa. O processo envolve diversas ações burocráticas e pode demorar algum tempo para ser finalizado. Quando pronto, sua marca estará protegida por 10 anos, período que pode ser renovado com o pagamento de novas taxas.

Como realizar o registro da sua marca

A solicitação do registro de marca é um processo demorado e complexo. É necessário que se tenha plena consciência do que se quer e acompanhar as atualizações feitas no processo, por meio da RPI, para garantir que você não perca nenhum prazo.

Se estiver realizando a requisição do seu primeiro registro, sugiro que procure a ajuda profissional qualificada. Este cuidado pode evitar desgastes e possibilita que use seu tempo para se dedicar a outras tarefas.

No entanto, se for optar por fazer o registro por conta própria, sugiro que leia atentamente as recomendações do próprio INPI  e entenda todos os conceitos e regras, antecipadamente, a fim de garantir um bom resultado! E atenção: após a obtenção do registro é necessário imprimir os devidos cuidados para manutenção da sua marca.

Fonte: https://www.fgmarcas.com.br/a-importancia-do-registro-de-marca-para-empresas/

Se você não tomou o cuidado de registrar a sua marca, a exclusividade sobre o uso dela, você está em risco. Isto quer dizer que você pode, a qualquer momento, ver seus concorrentes reproduzindo ou imitando uma das coisas mais valiosas para a sua empresa, sem poder reivindicar nada.

Para evitar que isto aconteça, é fundamental promover o registro de marca, bem como, seu domínio na internet. Isto impede que outros façam uso do que é seu e lucrem em cima de seu trabalho e da sua reputação no mercado.

Escrito por:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *