Após alguns finais de semana ou feriados de umas boas comilanças você já pensou em fazer uma dieta detox, certo? Será que ela realmente tem algum benefício a mais?

Constantemente estamos expostos a substâncias tóxicas, como álcool, agrotóxicos, metais pesados, conservantes, fármacos, poluentes… Porém, nosso organismo é tão inteligente que ele sozinho faz esse trabalho e consegue eliminar essas substâncias.

Alguns órgãos fazem parte deste processo “detox” como rins, intestino e pulmão; mas o principal deles é o fígado, basicamente ele transforma os elementos que não são interessantes ao nosso organismo e faz com que eles sejam excretados do nosso corpo, pelos rins, por exemplo.

A dieta detox ficou famosa por se basear no consumo de sucos, sopas, shakes ou alguns alimentos específicos que poderiam auxiliar estes órgãos no processo de destoxificação e também por promover emagrecimento. Isto não é uma mentira, incluir muitas fontes de vegetais e frutas na sua rotina é extremamente benéfico. O que acontece é que você ao consumir estes alimentos em forma de sucos, shakes ou sopas não está tendo nenhum benefício a mais do que se fosse implementá-los na sua rotina de forma tradicional, junto com uma alimentação equilibrada, saudável como um topo. Lembrando que em relação ao emagrecimento qualquer alimentação com diminuição de calorias promove a perda de peso. Para isto não é necessário excluir nenhum grupo alimentar.

Frutas e vegetais possuem vitaminas, minerais e antioxidantes que são essenciais. Se você é uma pessoa com resistência a comer estes alimentos no dia a dia, incluí-los em sucos ou sopas pode ser uma estratégia muito eficaz, pois vai facilitar a ingestão deste grupo alimentar, que precisa estar presente na nossa alimentação.

 

Receita de suco detox:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *