A Itália vivia sob o regime de Mussolini na opressão. Assim, muitos italianos saíram da sua pátria para buscar um lugar melhor para viver. A família Borghi teve a oportunidade de vir para o Brasil.  Chegando em São Paulo ficaram sabendo de uma Cidade chamada NOVA IGUAÇU, conhecida como a cidade perfume por seus vastos e amarelos laranjais: Nova Iguaçu.

Adolfo Borghi, além de Engenheiro mecânico, possuía inúmeras habilidades criativas e, percebendo a oportunidade de agilizar a beneficiação de laranjas, criou uma máquina que lavava, escovava, secava e selecionava as frutas por tamanho, dando uma característica diferenciada e valorizando o produto para a exportação.

O primogênito Jorge Borghi começou a trabalhar com o Sr. Alberto Cocozza, proprietário da Serraria Cocozza, da Vinícola São Roque e um dos maiores exportadores de frutas de nosso país. A dedicação de Jorge o fez sócio de Alberto, e assim fizeram grandes negócios; incluindo as representações da Land Rover e Jaguar no Brasil. Sempre visionário, mesmo com o declínio das plantações, onde as terras se tornaram improdutivas por conta das pragas, ele as transformou em um dos primeiros e maiores loteamentos da Guanabara nas margens do Rio Guandu, chamado Jardim Marajoara, onde os menos favorecidos conseguiram adquirir suas terras por meio de um Consórcio que ele mesmo criou.

Adriano Borghi, por conta de outra invenção de seu pai, que foi a porta pantográfica, foi convidado a se integrar na Ottis Elevadores, em São Paulo, tornando-se Presidente daquela indústria na América Latina.

Walter Borghi, o caçula, trabalhou com seu irmão Jorge, na empresa Alberto Cocozza Indústria, Lavoura e Comércio S/A (Serraria Nova Iguaçu). Muito atuante na área social da Cidade de Nova Iguaçu, foi Presidente do Rotaty Club, com muita atuação na formação e fundação da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu, sendo o primeiro Presidente do Centro Social São Vicente.

O mais importante é que esta família chegou, venceu e indiscutivelmente deu sua contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade, tornando-se suporte para tantas outras famílias Italianas que vieram tentar a sorte no nosso imenso Brasil.

(Marcelo Borghi)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *