Atividade física durante a gestação sempre foi cercada de mitos e preconceitos com o discurso de que “pode prejudicar o bebê”. Ao longo dos anos isto vem sendo desmentido, provado na prática e comprovado pela ciência de que praticar atividade física durante a gravidez traz inúmeros benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê.

Os exercícios físicos, que são orientados por profissionais, estão muito ligados à saúde, qualidade de vida e à disposição de qualquer pessoa, e para gestantes não é diferente. Durante a gravidez as mulheres enfrentam uma série de alterações fisiológicas e anatômicas, que podem trazer desconfortos físicos, motores e psicológicos. Com exercícios específicos e orientados, é possível diminuir e ou até evitar alguns distúrbios, permitindo que a gestante tenha uma gravidez tranquila e segura.

Pensando em enriquecer o conteúdo sobre o tema, fui buscar ajuda de uma Profissional de Educação Física especialista em atividade física para gestantes. O nome dela é Nídia Peixoto (NP) CREF 042300-G/RJ, e aqui seguem algumas perguntas que fiz a ela sobre o tema:

Atividade física na gravidez é realmente segura?

NP – Sim! Mas, deve-se seguir uma orientação médica sobre as complicações que poderão surgir durante a gestação e também a de um profissional de educação física habilitado para a elaboração e prescrição dos exercícios físicos, efetuando as adaptações necessárias. Existem alterações fisiológicas naturais do processo gestacional, que deve ser acompanhado, visando manter a segurança da gestante.

Todas as gestantes podem fazer atividade física?

NP – É indicado que a gestante pratique pelo menos 150 minutos de exercícios leves por semana, divididos em três a cinco treinos. Para as que não têm o hábito de se exercitar e estão sedentárias, o início deve ser gradual, com seções de 30 minutos, três vezes na semana, até conseguir evoluir para os 150 minutos semanais. Lembrando: Somente após a aprovação do ginecologista/obstetra.

Uma mulher estava treinando normalmente e percebeu que engravidou, como ela deve proceder?

NP – Geralmente antes de começar qualquer atividade na gravidez, em especial para as mulheres que eram sedentárias, é preciso do aval do obstetra. Entretanto, nestes casos, recomendo sempre a interrupção das atividades, para que sejam feitos todos os exames clínicos a fim de certificar-se como está a saúde da mamãe e do bebê, e assim possam ser realizadas as adaptações necessárias, mantendo a segurança e a saúde destes.

A grávida pode fazer exercício durante todos os meses da gestação?

NP – O principal é que as grávidas se exercitem desde o começo, porque alguns problemas tendem a aparecer apenas após o 7º mês de gestação. Deve-se ter muita atenção durante a gestação, o cuidado deve ser redobrado ao se exercitar. Um dos motivos é que a barriga altera o centro de gravidade do corpo, modificando o equilíbrio. Outro é que a mulher produz um hormônio chamado relaxina, que relaxa as articulações de um modo geral na gravidez. Com isto, há um risco aumentado de torções e luxações, uma vez que as articulações ficam mais enfraquecidas.

Quais os benefícios de se exercitar durante a gravidez?

NP – Em geral, a prática de exercícios durante a gestação é capaz de prevenir o diabetes, a pressão alta, o trabalho de parto prematuro e o crescimento fetal exagerado, melhorando a aptidão física, a saúde do bebê, a circulação sanguínea, a postura e reduzindo as dores.

Quais as atividades recomendadas?

NP – Caminhada, musculação, pilates, natação ou hidroginástica e treino focado no assoalho pélvico podem ser feitos regularmente.

Existem atividades a serem evitadas, ou até mesmo proibidas?

NP – Evitar atividades que possam causar a perda de equilíbrio e consequentemente impactos, como por exemplo: esportes de contato, futebol, basquete, tênis e vôlei, esqui, são alguns destes exemplos.

Se uma gestante quiser os seus serviços, como fazê-lo?

NP – Será um enorme prazer contribuir neste processo tão lindo e transformador na vida de uma mulher. Entre no meu instagram: @nidiacpeixoto. Por lá você me encontra e conhece um pouco mais do meu trabalho. Beijo grande!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *