A periodização nada mais é do que a organização dos treinos com base no calendário, visando alcançar o objetivo final da pessoa. Ou seja, é criar metas menores que ao serem atingidas irão ao encontro do objetivo final. As periodizações de treino normalmente são feitas em três partes: microciclos (períodos de dias até semanas), mesociclos (períodos de semanas até meses) e macrociclos (períodos de meses a anos). Esta divisão tem como principal objetivo evitar a estagnação no desenvolvimento através da adaptação natural que o organismo faz aos treinamentos, por isto alternam-se os estímulos de treino, fazendo com que o praticante alcance o ápice da forma física no momento certo.

Muitas pessoas pensam que periodizar é trocar de aparelhos ou de exercícios, periodizar um treinamento é na verdade trocar os estímulos, criando rotinas em ciclos que impedem que o corpo “se acostume” com o treinamento e continue se desenvolvendo. Aumentar os pesos dos exercícios é apenas uma das várias formas de mudança de estímulo. Se você fizer um treinamento a médio/longo prazo baseado apenas no aumento de carga, com certeza o corpo irá entrar em estágio de estagnação, o que aumenta as chances de lesões e do overtraining (esgotamento causado pelo excesso de treino); assim, o objetivo a ser alcançado vai ficando mais distante e as chances de se machucar treinando aumentam.

Umas das grandes evoluções, e talvez o maior diferencial da espécie humana, é a sua capacidade de adaptação. Para tal existe a periodização de treino, a fim de introduzir estímulos e até mesmo colocar períodos de descanso no meio de um processo de treino.

Seguem alguns exemplos para intercalar estímulos dentro de um período de treinamento: exercícios diferentes, exercícios mais pesado ou mais leves, aumentar ou diminuir números repetições, fazer combinações de exercícios que não são executados convencionalmente, inserir dias/semanas de repouso absoluto etc. Estes são apenas alguns dentro de um plano de periodização, fazendo com que o praticante ofereça ao corpo estímulos novos, o que o forçará sempre a uma nova adaptação. E quando percebemos que os estímulos novos já foram assimilados, fazemos novas mudanças para que o corpo busque uma nova adaptação, e assim por diante.

Para ilustrar vou dar alguns exemplos de como funciona na prática a periodização na vida de atletas de alguns esportes. Um atleta olímpico faz sua periodização para 4 anos, o que eles chamam de “ciclo olímpico”, o qual consiste em um macrociclo de 4 anos – mesociclos de 1 ano – microciclos de meses. Um jogador de futebol faz sua periodização para 01 ano, período que dura cada temporada no futebol – um macrociclo de 1 ano – mesociclos de meses – microciclos de semanas. Já um lutador de UFC faz sua periodização por volta de 3 a 6 meses, período de uma luta até uma outra – um macrociclo de 6 meses – mesociclos de 1 a 2 semanas – microciclos de 5 a 8 dias. Estes são alguns exemplos apenas para ilustrar, pois cada atleta faz a divisão de acordo com o seu planejamento, não existe uma regra fixa.

Trazendo a periodização para nosso dia a dia. Uma pessoa normal que não seja atleta e que busca emagrecimento, por exemplo. O ideal é que ela periodize sua rotina de treino junto com uma rotina alimentar adequada para cada fase do treinamento. Exemplo: se uma pessoa está numa fase que está treinando pesado com altas cargas de peso, ênfase na musculação, sua alimentação deve estar bastante sortida de nutrientes para que ela consiga ter energia para executar todo o treinamento; nesta fase o foco não será diminuir peso na balança, pois a ingestão calórica é relativamente alta. Já quando se trocar o estímulo e o treino passar a ser mais tranquilo na musculação e ter uma ênfase maior em exercícios leves, com características aeróbicas, é interessante neste momento a diminuição da ingestão calórica na alimentação. Pois como o treino estará mais tranquilo, a baixa de calorias não irá interferir nos treinamentos, e a pessoa conseguirá executar todo o treino.

Então, para criar uma periodização ideal para você, procure um profissional de educação física a fim de traçar o melhor caminho para você alcançar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *