CLOSTRIDIUM BOTULINUM – Este é o nome da bactéria que (CUJA TOXINA) quando aplicada, paralisa e ou interrompe temporariamente a atividade dos neurotransmissores do cérebro e dos músculos da face (tanto faz centrais ou periféricos, e serve para qualquer músculo, não só os da face).

A toxina botulínica que esta bactéria produz vem sendo aplicada na área da saúde e na área da estética. Assim sendo, é um dos tratamentos mais procurados por quem se preocupa com o combate aos sinais que desalinham e causam o envelhecimento facial precoce.

O botox, como ficou popularmente conhecido, é um velho conhecido na hora de corrigir rugas e marcas de expressões, sendo um dos procedimentos estéticos não cirúrgicos mais realizados no Brasil e no mundo.

Utilizado inicialmente nos consultórios médicos para pequenas reparações e correções das intervenções da Cirurgia Plástica, bem como nos Consultórios Odontológicos, para conter a ação ruinosa nos músculos da face, em razão das Disfunções Temporomandibulares, Apertamento Dentário e do Bruxismo. Assim, se aplicada corretamente, a toxina botulínica age interrompendo a ação entre o nervo motor e o músculo, o que paralisa a musculatura. Deste modo, eliminamos as consequências da contração muscular e das dores.

E não para por aí, já que, hoje em dia, a substância possui inúmeras outras indicações, seja no tratamento da acne, cicatrizes, rugas estáticas e dinâmicas, estrabismo, cefaleia sorriso gengival e até mesmo depressão.

Porém, antes e depois da aplicação da toxina são necessários alguns cuidados para evitar complicações. É uma excelente opção para amenizar as cefaleias, nos casos em que a toxina botulínica é usada para o tratamento de enxaquecas causadas por problemas na má oclusão dentária e bruxismo.

Com o aumento na procura pelas aplicações de toxina botulínica, para harmonização facial, começam a surgir versões mais baratas deste procedimento que, apesar de parecerem um bom negócio à primeira vista, podem trazer sérias complicações, como irritações, reações inflamatórias, alergia e infecções.

É essencial ter certeza do que vai ser aplicado e de que tenha sido diluído corretamente, pois grande parte destes profissionais que realizam procedimentos de baixo custo dilui excessivamente as substâncias que vão ser usadas.

Você pode e deve fazer inúmeras perguntas ao profissional antes de se comprometer com o procedimento. Pergunte sobre a técnica, o produto, as possíveis complicações, o pré e o pós-procedimento, os resultados. Converse com o especialista. Se for o caso, vá embora e processe todas as informações antes de encarar o tratamento. Apenas assim você se sentirá realmente segura para realizar o procedimento.

Os resultados da aplicação de toxina botulínica geralmente demoram em torno de 24 a 72 horas, para surgirem, mas em alguns casos podem levar até duas semanas para ficar completamente visíveis. Então, antes de correr de volta ao seu médico, para realizar mais aplicações, tenha calma e espere os resultados surgirem completamente. Somente busque os ajustes após terem passados 15 dias da aplicação.

IMPORTANTE:

Não faça exercícios após o procedimento, massageie o local, não fique com a cabeça baixa ou faça atividade física.
Apesar da aplicação da toxina botulínica não exigir nenhum tempo de recuperação, o ideal é que você seja cuidadosa após o procedimento. Você pode voltar as suas atividades diárias logo após a aplicação da substância, mas é importante que você espere, no mínimo, 24 horas antes de realizar qualquer exercício ou atividade que exija grande esforço físico.

Após a aplicação de botox a região fica paralisada aproximadamente de quatro a seis meses. Decorrido este período é necessária uma nova aplicação a fim de fazer a manutenção dos resultados. No entanto, o botox pode diminuir seus efeitos antes de decorrido este tempo, pois sua durabilidade depende muito da região da aplicação e atividades funcionais na região.

Rua Dr. Thibau nº 80 sala 807 Centro Empresarial Vianense, centro da Cidade de Nova Iguaçu

Consultas pelo telefone, ligando para: (21) 26672295. (21) 964965303

Jurandir Lima Filho

– CIR. DENTISTA – REABILITAÇÃO JK – IMPLANTODONTISTA ­­­-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *