Moradores da capital fluminense foram aos postos de saúde neste sábado (18) para receber a dose da vacina contra a febre amarela. Para se imunizar contra a doença é preciso chegar cedo para pegar as senhas, distribuídas no início da manhã.

No início de abril, todas as 233 unidades de Atenção Primária do município do Rio estarão aplicando a vacina da febre amarela. Atualmente, são 34 as unidades que realizam essa imunização. A mudança faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender à ampliação da oferta da vacina, que hoje é destinada apenas às pessoas que vão viajar para áreas de risco da doença e passará a ser voltada para a população em geral.

A ampliação da oferta da vacina ocorrerá após a Secretaria Estadual de Saúde receber e distribuir para os municípios o reforço de doses solicitado ao Ministério da Saúde. As vacinas devem chegar em 15 dias. Até lá, os 34 postos que disponibilizam a vacina continuarão aplicando o imunizante apenas nos viajantes para áreas de transmissão da doença ou exigência de vacinação. As unidades abrem diariamente às 7 horas e distribuem senhas para a vacina da febre amarela conforme suas capacidades técnicas de segurança dos pacientes e boas práticas de vacinação. As senhas também são distribuídas na parte da tarde.

Até a chegada do reforço de doses – que será de 1,5 milhão para o município do Rio – as clínicas da família e os centros municipais de saúde terão equipes treinadas e ampliadas, além de abastecimento de estoque maior de doses, para atender a toda a população. A vacina da febre amarela tem contraindicações muito importantes e que serão rigorosamente seguidas pelas equipes técnicas. Em abril, todas as unidades de Atenção Primária estarão aptas a aplicá-la e a vacina passa a fazer parte do calendário de imunização do Estado do Rio.

Não podem tomar a vacina crianças menores de 9 meses e adultos acima de 60 anos; gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses; pacientes com doença ou em tratamento que cause imunodeficiência, como câncer ou HIV sintomático; pessoas com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina ou alergia a ovo de galinha e seus derivados. Quaisquer solicitações fora das indicações deverão ser atendidas somente com indicação médica original, com assinatura e CRM do médico que será o responsável.

Veja a relação de locais que estão disponibilizando a vacina contra a febre amarela:

 

Fonte: Jornal do Brasil (http://www.jb.com.br/rio/noticias/2017/03/18/veja-relacao-de-postos-que-oferecem-a-vacina-contra-febre-amarela/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *