Check-up Digital, um novo protocolo na área da odontologia como procedimento de exame clínico de diagnóstico e preventivo, revoluciona os diagnósticos e exames na odontologia.

O exame é feito através de uma microcâmera, capaz de aumentar em até 60 vezes o tamanho do dente natural. É um exame que
vem para complementar a Radiografia Digital Panorâmica e as Tomografias Cone Bem ou Conic Beam (tomografia computadorizada de feixe cônico), muito requerido para instalação com segurança e precisão dos implantes dentários. Associando-se, estes 3 exames nos possibilitam analisar as estruturas ósseas, o relacionamento entre as arcadas e cada dente interna e externamente.

As imagens digitalizadas dos dentes nos permitem visualizar e diagnosticar o problema em seu estágio inicial, o que possibilita a realização de pequenas e rápidas intervenções preventivas, minimizando a progressão da lesão provocada pela cárie, bem como dor e estresse.

Odontologia Digital Os três exames associados demoram cerca de 1 hora para serem feitos, o resultado sai na sequência, e devem ser repetidos anualmente; sendo que a digitalização das arcadas deve ser realizada no consultório pelo próprio profissional.

exame-dentalA câmera intraoral de alta resolução utilizada neste exame facilita o exame, possibilitando a visualização de cáries e infiltrações que seriam difíceis e muitas vezes impossíveis de identificar a olho nu; com isso o tratamento preventivo do dente evita que se desenvolvam cáries maiores, trincas, fratura dentária, futuros tratamentos endodônticos (canal) e infiltração bacteriana em restaurações e próteses existentes.

O exame clínico Digital Intraoral, além de promover saúde de qualidade, permite que o paciente visualize e participe de seu tratamento, com a consciência de perda e ganho, com as imagens de antes e o resultado obtido. E assim, motivado pelas imagens registradas, possa entender o problema e não venha a descuidar das orientações passadas para a manutenção das arcadas dentárias, após a recuperação das estruturas lesadas, tornando assim a relação paciente-profissional mais verdadeira e prazerosa.

Conclusão: A Câmera Intraoral, uma ferramenta de auxílio na detecção e prevenção de doenças bucais, além de ser uma ótima ferramenta para o dentista, valoriza o tratamento e permite ao paciente poder ver o estado de seu dente. Hoje, confesso que não saberia trabalhar sem essa tecnologia em meus atendimentos.

jurandir-lima-filho