O momento é de buscar agregar Valor a nossos Serviços, mas sempre tomando o cuidado para que este agregar apenas eleve nossos custos sem representar um diferencial capaz de atrair ou fidelizar nossos pacientes. Não podemos ficar a bater o tempo todo no tema CRISE; ela existe, mas de nada vai adiantar ficarmos inertes ou retraídos, aguardando o que era uma “marola” passar.

Precisamos não apenas nos reinventar, mas sim atualizar nossos Serviços incorporando novas Tecnologias, como por exemplo a Biologia Molecular. Insistir no modelo tradicional de Análises Clínicas é assinar seu próprio óbito. Muita coisa esta acontecendo, conseguimos criar a FPDLAC – “Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios Clínicos”, no dia 25/12, em Brasília, na Câmara Federal, com o APOIO e ASSINATURA de 220 Deputados.

Nesta Frente, vamos trabalhar em diversos pontos críticos para o segmento, não apenas reajuste, mas desoneração Fiscal, Substituição Tributária, linhas de crédito do BNDS, quebra de monopólios e fortalecimento dos pequenos e médios Laboratórios.

Indubitavelmente, esta Frente é uma importante ferramenta para nos auxiliar no trabalho de vencer este desequilíbrio entre custos e receita e é claro trazer um maior reconhecimento por parte de todos os atores deste processo, pacientes, operadoras de saúde, Estado; pois nosso setor além de responder por 73,6% das decisões médicas, ainda gera e emprega centenas de pessoas e gira um forte mercado na indústria.

Enfim, este é o momento da verdade para nós, Laboratórios!

Então não podemos falar em ficar a esperar o que virá neste ano. Temos, sim, que arregaçar as mangas e trabalhar arduamente no sentido de construir o nosso ANO.

Aquela história de quem espera sempre alcança está ultrapassada. Quem espera é porque está parado, logo será ultrapassado e não irá avançar.

Minha sugestão é INOVEM, PARTICIPEM mais das frentes. Não somos inimigos, somos concorrentes, dividimos um mercado onde nenhum de nós tem condições de o encampar só.

Que, ao final deste 2016, possamos estar comemorando nossos RESULTADOS!

Dr Mauro Terra