Nova Iguaçu conta agora com uma das técnicas mais avançada em cirurgia do pé, sendo realizada com videoscopia e incisões mínimas (3mm a 5 mm).

O início da cirurgia percutânea remonta a Laforest 1782, tendo seguimento com Morton em 1981.

Na atualidade estas cirurgias para correção e alívio dos males dos pés têm dois grandes centros mundiais: Barcelona (Espanha) com o Prof°. Mariano do Prado e Mendonza (Argentina) com o Prof°. Julio Aneraya, no Brasil (São Paulo) o responsável pela divulgação da técnica é o Prof°. Jose Carlos Bongiovanni.

cirurgia-do-peAgora também em nossa região podemos realizar tais técnicas para correção dos joanetes, metatarsalgias, neuromas de Morton e outras deformidades do pé.

Trata-se de uma técnica que prima pela comodidade do paciente, anestesia tronco regional, anestesiando somente o pé a ser operado, utilizando-se vídeo e incisões mínimas, na grande maioria das vezes o paciente que pelas técnicas convencionais, permanecia em repouso por um longo tempo, através desta técnica poderá sair caminhando do centro cirúrgico.

Acredito que a técnica em muito poderá ajudar nossos pacientes. Inclusive aqueles que apresentam úlceras de origem diabética com um curto espaço de tempo.

Não estou afirmando ser a técnica uma panacéia, mas pelas minhas observações e os casos já realizados, estou muito otimista e pronto para ajudar aqueles que nos venham a procurar.

Dr. João de Sousa Gaspar
– Prof°. Assistente da pos- graduação de ortopedia e traumatologia PUC- RJ
-Membro titular da Sociedade Brasileira do Pé
– Menbro titular Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
– Membro da ASAMI – Reconstrução e Alongamentos osseos
Clínica de Frautras
Rua: Prefeito João do Nascimento n° 22, Centro – Nova Iguaçu
Tel: 26673183
(ao lado da Camara dos Vereadores)