Por: Mara Sylvia Gouvêa – Coaching em Eneagrama e Gestão de Pessoas

Você já deve conhecer a parábola “Mate a vaca!”, onde um sábio decide ajudar uma família muito pobre que o acolheu depois de uma cansativa peregrinação, mandando que seu discípulo empurrasse no precipício uma vaca, única fonte de renda daquelas pessoas tão necessitadas. Feito isso, sem o conhecimento da família e com resistência do discípulo, ambos imediatamente partiram dali. Alguns anos se passaram até que o discípulo, tomado por grande remorso, volta ao local em busca de notícias, certo do triste fim daquelas pessoas que dependiam tanto da vaca para sobreviver.

Ao chegar, o discípulo se depara com o local totalmente transformado e uma família muito próspera. Incrédulo, pergunta o que foi feito das pessoas que viviam ali. Descobre então se tratar da mesma família, que diante da morte da vaca foi em busca de outras possibilidades de sobrevivência, aprendeu outras habilidades, enxergou oportunidades, aproveitou e se tornou bem-sucedida.

Com quem você se identifica nesta história?

A vaca representa uma situação de comodismo, a zona de conforto que nos impede de avançar, de enxergar novos horizontes e o quanto é difícil romper com essa situação. Queremos chamar sua atenção para alguns aspectos importantes:

A visão do sábio, dotado de experiências e conhecimentos, conseguia enxergar o quanto a vaca impedia a família de ver suas possibilidades empreendedoras.

A postura do discípulo, que mesmo empurrando a vaca em obediência ao seu mestre, foi incrédulo todo o tempo. Manteve-se emocionalmente aprisionado à situação de pobreza e dependência, não conseguindo enxergar nada além disso.

E, por fim, a atitude da família: diante do acontecimento, buscou novas oportunidades, aprendeu novas habilidades e com isso conquistou excelentes resultados. Na vida real, muitos são os fatores que empurram nossas vacas precipício abaixo a todo momento.

Como você está reagindo diante das suas perdas? O que faz você continuar aprisionado emocionalmente na dependência, incrédulo diante das mudanças? Como você pode se permitir enxergar novos horizontes e transformar significativamente o seu padrão de vida e o daqueles que dependem de você?

A propósito, nossos resultados são construídos por meio de Escolhas:

  • Estar atento a toda e qualquer demanda de inovação que acontece no mundo.
  • Buscar e aceitar orientação de quem possui experiência e conhecimento.
  • Rever valores e convicções.
  • Adquirir e cultivar novos hábitos.
  • Aprender novas habilidades.
  • Persistir nas suas metas até alcançar seus objetivos.
  • Celebrar suas conquistas.

Agora… a vaca está com você!!!…