Muitas pessoas têm receio de pegar as estradas em época de feriados, especialmente no Carnaval, onde o período de descanso é mais longo e a procura para curtir ou descansar também.

Pensando nisso, Harley Eler, gerente comercial do Auto Center PONTO AUTO PEÇAS E SERVIÇOS em parceria com a BOSCH CAR SERVICE, vem dar algumas dicas de Manutenção Preventiva, a forma mais econômica de manter seu veículo em bom estado, otimizando seu tempo e a segurança de sua família.

1º – FREIOS: Parte que envolve discos, pastilhas, tambores e fluídos. Devem ser checados a cada 10.000 km.
2º – TROCA DE ÓLEO: Para o bom funcionamento do motor, deve ser feita a cada 10.000 km. Vale lembrar que na PONTO AUTO, comprando o óleo e o filtro, a troca é grátis.
3º – ARREFECIMENTO: É a limpeza no sistema de água que refrigera o motor para seu perfeito funcionamento. Deve ser feita a cada 30.000 km.
4º – FILTROS:  – De ar, motor com melhor desempenho, sem muito desgaste.
– De combustível, evita que a sujeira da gasolina ou do tanque passe para o motor. Nota: Devem ser trocados a cada 6 meses, por se tratar de uma mão de obra barata e fácil.
5º – PNEUS: Alinhamento e balanceamento são essenciais para evitar um desgaste excessivo dos pneus, aumentando a aderência e a freagem com segurança. Aproveite para fazer o rodízio de pneus, isso aumenta a durabilidade. É bom que se faça a cada 10.000 km.
6º – VELAS: São fundamentais para o bom funcionamento do motor. Elas podem estar danificadas, mas com um funcionamento aparentemente normal, por isso vale a pena um profissional checá-las. A troca pode variar de 15.000 km a 100.000 km.
7º – SUSPENSÃO: É a parte que envolve a parte de baixo do carro, os amortecedores e kits, as molas, os calços, as bieletas, as balanças , os pivôs, pontas homocinéticas, rolamentos,  silenciosos. Enfim, você tem que estar sempre atento ao funcionamento do carro e aos barulhos diferentes, pois a falta de manutenção de algum desses itens pode causar danos sérios como o travamento das rodas ou até mesmo o desprendimento das mesmas, ocasionando grandes acidentes.
8º – CORREIAS: Estas estão ligadas ao funcionamento do motor, junto com os rolamentos. Também têm tempo de vida útil, independente de se começam a cantar. Sempre é bom verificar para não ocasionar danos maiores como, por exemplo, ter que fazer o motor do veículo, o que seria muito dispendioso.

Outra dica boa é retirar tudo o que está no carro e colocar somente o que será necessário na viagem, o peso pode interferir no consumo de combustível e no tempo de viagem.

Quando for abastecer, lembre-se de calibrar os pneus ainda frios, a pressão ideal varia de acordo com o carro. Vale checar o manual.

Não se esqueça de conferir equipamentos de segurança como: extintor, macaco, triângulo, chave de roda, estepe calibrado, cabo chupeta, palhetas, água do para-brisa e do radiador. Ou traga na PONTO AUTO, pois teremos o maior prazer em atendê-lo.
Ao longo dos caminhos que irá percorrer podem acontecer imprevistos, mas se você preparar seu carro com todo cuidado, isso pode diminuir e muito seus problemas.

Boa Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *