Através de convênio firmado com a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, comunicamos que o Instituto de Cardiologia Sul Fluminense, localizado dentro do Hospital Emcor de Nova Iguaçu, disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os exames de Cateterismo e Angioplastias Coronarianas.

Os usuários que tiverem a indicação clínica para este tratamento deverão ser encaminhados com o respectivo pedido médico ao Setor de Regulação localizado na Rua Dom Walmor, 234, portando o cartão de identificação do SUS, identidade e comprovante de residência (É obrigatório que resida no Município de Nova Iguaçu), será gerado um número de protocolo que deverá ser passado para os números de telefones abaixo indicados, para agendamento dos procedimentos.

Para maiores informações e envio dos números de protocolos, entrar em contato com os telefones: (21)2666-7778 e (21)9647-29969.

Abaixo encaminhamos algumas informações a respeito dos procedimentos e suas principais indicações.

Cateterismo e Angioplastia: O que são e quais as suas indicações

angioplastia-dor-para-andarNeste texto vamos abordar algumas das principais armas no diagnóstico e tratamento das doenças coronarianas: o cateterismo cardíaco, a angioplastia e a colocação de um stent.

Introdução

A doença isquêmica cardíaca é causada por uma obstrução de uma ou mais artérias coronárias, impedindo o fluxo adequado de sangue para o músculo cardíaco, chamado de miocárdio. Como qualquer  tecido do nosso corpo, o miocárdio, quando privado de seu suprimento de sangue,

entra em isquemia e pode sofrer necrose, caracterizando o infarto do miocárdio. Como o mecanismo básico desta doença é uma obstrução da artéria coronária, o tratamento consiste em desobstrui-la o mais rápido possível, impedindo que uma isquemia se torne um infarto.

O que é cateterismo cardíaco? O que é coronariografia?

O termo cateterismo cardíaco engloba 2 procedimentos diferentes: o cateterismo para diagnóstico, que é a simples coronariografia, e o cateterismo terapêutico, que inclui a angioplastia.

O que é angioplastia com stent?

O stent é uma prótese metálica expansível, em forma cilíndrica, que é implantada logo após a angioplastia pelo balão com o intuito de diminuir a chance da artéria coronária ficar novamente obstruída por aterosclerose com o passar do tempo. A angioplastia com stent é um procedimento razoavelmente simples e o paciente costuma ter alta no dia seguinte, ficando internado durante a noite apenas para observação.

NELSON RAMOS, 733 – CENTRO – NOVA IGUAÇU – RJ
TELEFONE:(21) 2666-7778 – hemodinamica.icbf@hotmail.com