As Olimpíadas passaram e nenhuma melhoria deixaram para a Saúde de nossa população.

Já podíamos prever isso. Na Copa do Mundo foi da mesma forma. Construções e reformas de estádios e de aeroportos consumiram bilhões de reais. Mas, nenhum leito hospitalar a mais, nenhuma reforma, nenhuma compra de equipamento, nenhum investimento foi feito na já combalida Saúde de nosso país. O único legado da Copa do Mundo para a saúde foi a introdução da Zika e da Chicungunha, que maltrataram a população e lotaram os hospitais, clínicas e consultórios.

Agora, com as Olimpíadas, não é diferente. Porto maravilha, Veículo Leve sobre Trilho (VLT), metrô Barra da Tijuca, autopista Transcarioca, ciclovia (que até já caiu!), duplicação do Viaduto do Joá etc. Mas, novamente, nenhum investimento na saúde. Os hospitais que já eram superlotados, ainda tiveram que reduzir o atendimento à população adscrita, para atender ao aumento da demanda imposto pela população flutuante de turistas, atletas e suas delegações.

Quem se beneficiou com as Olimpíadas? Políticos? Atletas? Turistas? Empresários? Empreiteiras? Certamente, para nós médicos, não houve melhoria nenhuma! Nem a contratação de novos profissionais, mesmo que fossem os cubanos, não aconteceu. A preservação do hospital da vila olímpica já ajudaria, se acontecesse, mas nem isso. Além de trabalharmos mal durante seu transcurso, ainda iremos ficar em alerta com a possibilidade de novas doenças trazidas pelos visitantes.

Ficamos na torcida pela realização de uma Copa do Mundo, ou Olimpíada, ou ainda Jogos Panamericanos, de Saúde. Seriam construídos hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnósticos novos, tudo ultramoderno, para abrigar competições em cirurgias, atendimentos e exames entre as delegações de diversos países. Já imaginou uma competição de transplante cardíaco? Quem opera melhor: O cirurgião americano ou o cirurgião francês? Quem será o medalhista de ouro? E então, o que você acha, de uma competição no diagnóstico de câncer? Qual o melhor equipamento, o russo ou o inglês? Cuidado com o equipamento russo, ele pode estar dopado e deturpar o resultado! A equipe considerada a melhor em atendimento básico é a cubana, mas poderá fazer uma final com a equipe da etiópia, um azarão nesse evento.” Vamos ficar no aguardo desse sonho.

jose-roberto