Aos quinze dias do mês de Outubro de 1955, às treze horas no Aero Club de Nova Iguaçu, foi fundada a Associação Medica de Nova Iguaçu sendo representada por uma comissão formada pelos Drs. Affonso Fatorelli, Atila Câmara, Glaucus Cajaty, Jair Nogueira, Jose dos Campos Manhães, Mauro Arruda, Nelson Balesdent e o doutorando Pedro Arume, sendo comemorado com um churrasco no próprio local.

Foi escolhido como primeira sede uma sala na Av. Marechal Floriano Peixoto 2170.

Em 09 de Junho de 1956 foi criado o seu 1º ESTATUTO. Em setembro desse mesmo ano ocorreu à primeira eleição para a Diretoria da Associação Medica de Nova Iguaçu sendo eleito o Dr. Afonso Fatorelli para seu presidente.

Em 1957 a Associação Medica de Nova Iguaçu firmou convenio com a Associação Medica Fluminense, hoje a atual Sociedade Medica do Estado do Rio de Janeiro (SOMERJ).
Em Julho de 1957 no Hospital de Caridade Iguaçu aconteceu o 1º ENCONTRO DE CIRURGIÕES DE NOVA IGUAÇU.

Em 1963 (sob a gestão do Dr. Tharcisio Roberto Coutinho), a Associação Medica passou a SECCIONAL REGIONAL abrangendo os municípios de Nilópolis, São João de Meriti, Paracambi, Caxias, Itaguaí e Mangaratiba.

Foi criado o 1º Departamento Cultural na responsabilidade do Dr. Edson Mattos e Adilson Tavares.

Em 1964(sob a presidência do Jayr Nogueira) aconteceu a 1ª Jornada Medica de Nova Iguaçu e o 1º Boletim Informativo.

Em 1965 (sob a gestão do Dr. Edison Mattos), foi criado o Boletim informativo e o novo emblema da Associação.

Em 1966 (sob a presidência do Dr. Francisco Rodrigues Parente), a Associação Medica Fluminense se fez presente na Diretoria da Associação Médica Fluminense, mostrando já a grande influencia que a mesma tinha com a política medica do nosso Estado.

Aconteceu a 1º Reforma Do Estatuto.

Em Junho de 1967 a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu fez a Doação de um Terreno situado a Rua Professora Venina Correa Torres, através da resolução 2002/67 publicada no Correio da Lavoura sendo reconhecida como Utilidade Publica.

Nesse ano a Associação Medica cedia o V Congresso Medico Fluminense.

Devido a Perda da sede as reuniões eram realizadas na residência dos integrantes da diretoria em sistema de rodízio, mostrando a vontade de continuar.

Mudança da sede da Associação medica para uma sala na Travessa Rosinda Martins 71.
As diretorias foram se sucedendo com o mesmo espírito de luta pela classe medica, fazendo-se representar em reuniões associativas e assembleias por melhores condições de trabalho e remuneração.

Mas essa Associação não vivia só de envolvimentos políticos, havia também festas (juninas, natalinas e passeios) congregando a Família Medica.

Em 1971 na gestão do De Armando Augusto Almeida a Associação houve a Criação do Sindicato de Nova Iguaçu e da UNIMED de Nova Iguaçu.

Em Janeiro de 1974 na gestão do Dr. Donaldo Peloso foi publicado o prime ir exemplar da Família Medica (jornal informativo da Associação permanecendo ate 1979 quando surgir O ESTETO).

Em 1975 foi construído e inaugurado a Sede da Associação Medica da Nova Iguaçu aonde funciona ate hoje.

Nesse mesmo ano houve a mudança do Estatuto (09/05/1975) e Criação do Símbolo da AMNI.

A valorização do trabalho medico encontrava-se em luta permanente e aconteceram carias reuniões visando o aumento do valor das consultar e procedimentos médicos com apoio da então Sociedade Medica do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1991 na gestão do Dr. Carlos Alberto Pereira de Moura foi criada a Seccional Regional Baixada Fluminense do CREMERJ estando como Presidente o Dr. Elias Feld.

Também em 1991 a Associação medica sediou a posse do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Em 1994 sob a gestão do Dr. Clanir Rosa Marques aconteceu o 1º Congresso da Associação Medica de Nova Iguaçu.

Em 1996 Dr. João de Souza Gaspar realizou o 2º Congresso Medico.

As contribuições associativas não eram suficientes para manter as despesas administrativas sendo necessária a remodelação do nosso auditório para podermos competir com outros salões. Em 1995 iniciou-se a reforma do auditório na gestão do Dr. Jefferson Martino sendo inaugurado pelo Dr. Sylvio Adão Tosta Essinger posteriormente.

Durante sua gestão o Dr. Jefferson Martino realizou várias reuniões com a Secretaria de Fazenda do Município com o objetivo de diminuir os valores dos tributos cobrados aos médicos e Casas de saúde.

Em 1999 aconteceu o 3º Congresso Medico no SESC de Nova Iguaçu contando com cerca de 500 participantes mudando a perfil cultural da nossa associação.

Durante 50 anos aconteceram vários eventos culturais, sociais, políticos sempre visando a divulgação e a união associativa.

Durante todos esses anos o Jornal O Esteto passou por varias modificações levando aos seus associados diferentes informações. Mas em 2001 o Dr. Paulo Roberto Pereira de Sant’ana resolveu desafiar e lançou o primeiro numero colorido em forma de Revista que se mantém ate hoje.

Em 2002 seguindo o Estatuto da Associação o Dr. Paulo Santana ofertou o Primeiro Titulo de Sócio Remido a 26 associados numa maravilhosa festa de emoção e confraternização, hoje já incluindo no calendário social.

Nova reforma do Estatuto.

Em 2002 Nova Iguaçu recebeu o 1º Congresso da Baixada Fluminense realizado pela Sociedade Medica de Nova Iguaçu, Sociedade Medica de Duque de Caxias (hoje Associação Medica de Duque de Caxias) e a Associação Medica de São João de Meriti (Dra. Sonia Zimbaro).

Com crescimento da nossa Representatividade junto as Sociedades de especialidades, hoje a Associação Médica conta com 4 seccionais e um grupo de estudos instaladas em nossa sede:

A Associação Medica Também se fez representar em vários outros seguimentos políticos:

Mas nem tudo é alegria… Em 07 de setembro de 2002 a Associação Medica de Nova Iguaçu foi surpreendida por um vendável que levou a destruição parcial da sua sede.

A nova Diretoria (ainda não empossada) sob a presidência da Dr.ª Sonia Regina Reis Zimbaro se viu a frente de um grande desafio.

Com a União de seus associados, a colaboração e parceria de entidades com UNIMED NI, UNICRED NI, e principalmente a SOMERJ conseguiu reerguer o sonho iniciado m 1955 por aqueles colegas que com toda a dificuldade do momento não se intimidaram.

Em março de 2003, pela passagem do Dia Internacional da Mulher aconteceu o primeiro evento dessa gestão estando hoje no calendário sociocultural da entidade.

Em 2004 sediou a eleições para CREMRJ (Conselho Regional de Medicina o
Estado do Rio de Janeiro) e CFM (Conselho Federal de Medicina).

Realização junto com a sociedade Medica de Duque de Caxias e Sociedade Medica de São João de Meriti o 2º Congresso da Baixada Fluminense em Duque de Caxias.

Reuniões junto a Secretaria de Fazenda de Nova Iguaçu para diminuição dos Tributos cobrados aos médicos de Nova Iguaçu e a posse definitiva do terreno se restrições que impeçam a sua evolução. As negociações foram infelizmente interrompida devido as eleições Municipais.

Inauguração da galeria dos Ex-presidentes em 2004.

Nova reforma do estatuto para adequar as exigências do novo Código Civil

Em 2005 sediou a eleição para AMB e SOMERJ.

Dia 17, 18 e 19 de outubro realizou a XXXVI Jornada Medica.

Em 18 de Outubro de 2005 inaugurou a Placa Comemorativa aos 50 anos da Associação.

Ao completar seu quinquagésimo aniversario a diretoria 2003/2005 presta essa singela homenagem pedindo desculpas se omitiu algum fato que julgarem importante.

Diretoria AMNI – Triênio 2002/2005

Presidente: Dr.ª Sonia Regina Reis Zimbaro
Vice Presidente: Dr. Luiz Claudio Mota
Primeiro Secretario: Dr. Marcus Vinicius L. Fagundes
Segundo Secretario: Dr.ª Taisa Miksucas
Primeiro Tesoureiro: Dr. Alan Jose Soares Bastos
Segundo Tesoureiro: Dr. Carlos Alberto Lugarinho
Diretor Cultural: Dr. Marcio Luiz Cunha Filho
Diretor Social: Dr.ª Marise Businaro Fernandes

“Ai estão, prezados associados, os atos mais importantes realizado nestes 50 anos. É verdade que são poucos, ou mesmo muito poucos, contudo não foram fáceis executá-los, pois, só quem lida ou lidou com uma entidade de tal envergadura pode bem avaliar das dificuldades a vencer que se antolham a cada momento: deficiências de pratica, de pessoal, financeiras, de tempo, etc.

Assim sendo pedimos indulgencia para o muito que deixamos de realizar e fazemos cotos que futura Diretoria consiga muito maior numero de realizações”

.
Dr. Affonso Fatorelli (1955-2005)

Se você precisa criar um site, acesse aqui e encontre a melhor solução – criarsitepro.com.br